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domingo, 16 de junho de 2013

Técnicas, Atividades e Dicas em Arteterapia




 Dicas para aplicar a técnica  de pintura em relevo com Creme Dental....
  • Primeiro coloque o creme dental, depois misture o guache na própria tela e deixe que os alunos livremente pintem com os dedinhos.
  • Deixe que as crianças misturem a tinta com o creme dental e pintem em folha A4 com  palitos de picolé
  • Disponibilizar, creme dental, anilina e cola e deixar que as crianças criem desenhos sobre diversos temas.

Algumas dicas sobre os materiais

Descobrindo novos instrumentos para pintura

Na caixa de ferramentas procure objetos legais para usar em pintura, tais como: 
  • acabamentos de madeira
  • borrachas de vedação
  • cabos com textura
  • colher de pedreiro chanfrada
  • colher de pedreiro fina
  • escovas de aplicar e alisar papel de parede
  • esponja de vedação autoadesiva
  • molas
  • painéis de treliça
  • pisos de vinil
  • potes de medida

Alguns desses materiais serão bons para esfregar, fazendo padrões e texturas enquanto outros serão usados como pincéis. Outros servirão para construir gravuras.
No momento da pintura abra um papel de qualquer tipo e coloque a tinta guache em recipientes rasos e próximos ao papel. Mantenha junto um balde ou bacia com água limpa.
Solte sua criatividade e experimente novas técnicas, você vai se surpreender!

Técnicas de pintura:

PINTURA COM ASSOPRO:

Colocar uma pequena porção de tinta no papel depois o aluno assopra um canudinho conduzindo esta tinta para onde desejar, aplicar outras cores desejadas.


PINTURA ESCORRIDA:

Colocar várias porções de tinta na sulfite e depois ir virando o papel em várias posições para tinta escorrer pela superfície. 


PINTURA COM ESPUMA:

Trocar o pincel por um pedaço de espuma, o aluno pode fazer vários movimentos, arrastar a espuma, dando batidinhas variando a quantidade de tinta que pegar.


CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS:

Nas atividades acima o aluno pode utilizar as cores primárias para formar as secundárias.


Primárias 

AMARELOVERMELHOAZUL


Secundárias
 

AMARELOVERMELHO = LARANJA 

AMARELO+AZULVERDE 

VERMELHO+AZULROXO

Fonte:http://gavetinhadeatividades.blogspot.com.br


Pintura com palito de picolé:

Como fazer: Pegue uma folha colorida, cubra-a com guache de uma cor diferente  e depois faça um belo desenho com o palito de picolé. Você verá que a cor do papel aparecerá onde você passou o palito de picolé.


Pintura esponjada:
 

Como fazer: Recorte uma esponja em pedaços, do tamanho que desejar, umedeça na tinta guache e pressione sobre o papel. Repita a atividade até formar a pintura que deseja.Dica: Se usar várias cores de tinta é preciso separar um pedaço de esponja para cada cor, para não misturar.


Pintura secreta:
 

Como fazer: Desenhe com giz de cera branco ou vela na folha branca e depois passe tinta guache com uma cor forte por cima. O desenho secreto aparecerá na pintura.


Pintura com carimbos de legumes:

Como fazer: Legumes como batatas, cenouras e beterrabas também podem ser instrumentos de arte. Corte-os na forma que quiser (carinha feliz, estrela, coração e etc), mergulhe na tinta e carimbe as folhas.


Pintura com galhinho de árvore:
  

Como fazer: Faça uma tinta rala, com guache e água, em seguida molhe um galho pequeno de árvore e respingue em cima da folha de papel.


Pintura com bolinha de gude:
 

Como fazer: Pegue uma forma de bolo retangular, coloque uma folha dentro,  pingue tintas coloridas, coloque bolinhas de gudes por cima e mexa a forma devagar de forma que as bolinhas se movam sobre a tinta. Depois que pintar a folha, retire-a da forma, deixe-a e secar e exponha sua linda arte.


Pintura com garfo:
 

Como fazer: Passe tinta guache em uma folha  e depois passe as pontas do garfo de leve sobre a pintura e veja como ficará.


Pintura com fita crepe:

Como fazer: Cole pedaços de fita crepe espalhados na folha, pinte com guache nos espaços em que sobraram da folha, deixe secar e depois retire as fitas do papel.


Pintura com cotonete:
 

Como fazer: Utilize cotonetes ao invés de pincéis. Molhe a ponta do cotonete na tinta e divirta-se.


Pintura com papelão:

Como fazer: Corte um pequeno pedaço de papelão grosso e verá que ele é formado por camadas. Na ponta do papelão, rasgue uma camada de forma que a camada ondulada fique exposta, pois é com ela que deverá pintar. A camada ondulada do papelão dá um efeito diferente na pintura.Dica: Se você pintar fazendo ondas no papel a pintura ficará muito legal. Você pode alternar as ondas em tons de bege, azul escuro e claro para ilustrar o fundo do mar. Depois pegue a tinta verde e faça ondas verticais imitando algas marinhas, e finalize colando peixinhos.

 
Pintura secreta:
 

Como fazer: Desenhe com giz de cera branco ou vela na folha branca e depois passe tinta guache com uma cor forte por cima. O desenho secreto aparecerá na pintura.


Pintura escorrida: 

Como fazer: Utilize uma seringa para espirrar tinta sobre a folha. Você verá que obterá diferentes resultados se apertar a seringa com rapidez ou devagar. 


Técnica do gotejamento: Sobre o artista e sua técnica:Paul Jackson Pollock (1912 - 956) foi um pintor americano muito famoso e ousado para sua época. Suas obras ficaram famosas não só pela originalidade e beleza, mas também pelas técnicas de pinturas desenvolvidas pelo artista . Ao invés de pincéis e cavaletes, Pollock utilizava grandes telas sobre o chão, pintava sobre várias dimensões utilizando movimentos corporais e instrumentos inusitados. A técnica mais conhecida do artista é a do gotejamento.Faça você: Você também pode desenvolver a técnica em casa ou na escola, e só vai precisar de: uma tela ou papel grande, tintas de várias cores e galhinhos de árvore para fazer o gotejamento da tinta.Na sala de aula a obra pode ser coletiva, mas ao invés de galhinhos utilize  potes com um furinho em um dos lados e coloque uma música calma para as crianças entrarem no clima artístico. O resultado é ótimo. Fonte: http://www.educasempre.com


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Papéis  
A diferença entre os papéis é perceptível pelo toque e determina os materiais a serem utilizados, se secos ou úmidos. Podemos classificar os papéis em dois tipos básicos e podem se diferenciar quanto a espessura e o peso - são eles:
  • porosos - são mais indicados para receber materiais com maior quantidade de água devido sua capacidade de absorver melhor o líquido:
     1. Papel Canson - apresenta grande resistência e serve para todos os tipos de tinta, nanquim, lápis de cor e pastéis.  Os mais porosos são mais adequados à pintura.
     2. Papel Camurça - mais utilizado para forração e confecção de detalhes.
     3. Papel Crepom - bastante frágil, pode ser rasgado, cortado, amassado, produzindo efeitos interessantes. Sua tinta sai com facilidade.
     4. Papel Kraft - mais poroso que o papel pardo, pode ser pintado com tinta ou desenhado com lápis de cor e pastéis.
  • lisos - 
     1. Papel Sulfite - muito utilizado para escrita
  2. Papel Cartolina - apresenta boa resistência e maleabilidade. Adequada para construções tridimensionais e é utilizada para emoldurar desenhos que serão expostos.
    3. Papel Cartão - mais espesso que a cartolina, também é utilizado para emoldurar desenhos e confeccionar caixas e outros objetos.
  4. Papel Celofane - bastante frágil, rasga-se com facilidade. Indicado para fazer detalhes coloridos em fantoches para teatro de sombras e outras atividades como vitral.
  5. Papel Euchê - papel de revista, é utilizado na confecção de cestarias e bijuterias.
  6. Papel de Presente - utilizado em colagens e dobraduras.
    7. Papel de Seda - papel bem fino, produz interessantes texturas quando amassado e colado em alguma superfície. Também pode ser usado para desenhar com água sanitária, que serve para descolori-lo.
    8. Papel Glacê - muito utilizado para dobradura.
   9. Papel manteiga - devido sua transparência, serve para "decalcar " um desenho de uma superfície para outra,modificar ou acrescentar detalhes sem mexer na imagem-base.

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O Balão Furado

Material:
  • papel de embrulho
  • balões
  • aquarelas líquidas ou guache fina
  • água
  • agulha ou alfinete
  • fita adesiva (opcional)
Desenvolvimento:
  1. Coloque folhas grandes de papel sobre o chão, antes de começar.
  2. Ponha uma grande quantidade de tinta diretamente dentro da balão. Diversas colheres de sopa serão suficientes. A seguir, complete o balão com água e feche-o com um nó. Sacuda um pouco para misturar a água e a tinta.
  3. Faça vários balões com diferentes cores de tinta.
  4. Com cuidado, use o alfinete para fazer um furo no balão. Se for difícil, cole um pedaço de fita adesiva no balão antes de furá-lo. Faça o mesmo com os outros balões. 
  5. Agora, esguiche tinta no papel, diretamente dos balões. Crie desenhos, misturando as cores como desejar.
  6. Deixe a tinta secar no local.
Variações:
  • Faça mais de um furo no balão e seja rápido.
  • Esguiche a tinta de um lugar alto, como uma cadeira, uma escada ou de cima de uma mesa.
  • Cole papel em uma parede, cubra a área do chão onde irá pingar e esguiche a tinta na parede.
  • Borre os desenhos feitos com esguicho de tinta, usando uma espátula ou um retângulo de papelão, misturando as cores e os desenhos do papel.
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Reprodução de paisagem natural 
(desenho ao ar livre se possível)

Esta técnica pode ser realizada em atendimento individual ou com pequenos grupos.

Objetivos:
- promover um relaxamento;
- promover a imaginação e criatividade;
- valorizar a individualidade;
- diminuir a ansiedade;
- estimular a autoexpressão;
- promover a autoestima;

Materiais:
- lápis grafite, de cor (aquarelável ou não)
- caneta hidrocor ou esferográfica
- giz e borracha;

Desenvolvimento:
- Escolher um lugar com vários elementos visuais para realizar os desenhos;
- Conversar sobre o tipo de desenho que será realizado e fazer a escolha do recorte. Nesse tipo de desenho se faz necessário selecionar algumas áreas de interesse para registrar.
- Iniciar o desenho procurando reproduzir o máximo de elementos da paisagem. Quando a atividade for me grupo deve-se estabelecer um tempo máximo para sua realização.
- Observar e analisar o desenho: semelhanças e diferenças entre o desenho e a cena de origem, no caso do grupo comparar entre os desenhos também.

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Bonecos (marionetes) e encenação.

A representação teatral ocupa um papel muito importante, é uma maneira de cerrar um processo de elaboração simbólica. As marionetes apresentam um espaço rico que desperta o interesse por tudo aquilo que pode ser produzido ao longo de todo percurso: a criação plástica dos bonecos; a produção de acessórios, decoração e cenários; a produção escrita e a representação da palavra;as relações grupais e o movimento corporal.
As marionetes podem ser do tipo:
* plana - articulada ou não, furada ou não;
* fantoches - de luva cujas cabeças podem ser de diversos materiais;
* de vara - as cabeças também podem ser confeccionadas com diferentes materiais;
* habitável - aquela que é manipulada por um ou mais marionetistas.
(PAÏN, Sara; JARREAU, Gladys. Teoria e técnica da arte-terapia: a compreensão do sujeito. PortoAlegre:ArtesMédicas,1996.)Materialidade e Imaginação Criativa

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Técnica: Vela e formas

Materiais:

  • Vela
  • Sulfite
  • Fogo
  • Tintas e pincéis

Aplicação:

1. Promover uma sensibilização colocando uma música de fundo e propor que se imaginem a chama de uma vela e realizem os seus movimentos com o corpo.
2. Entregar o sulfite branco e ascender a vela. Pode-se realizar esta etapa de duas maneiras diferentes: passar o papel sobre a chama da vela com cuidado para não deixar queimá-lo, apenas manchar sem ver o efeito que está fazendo e a outra maneira é esticar e prender o papel numa posição em que ele fique acima dos olhos e manchá-lo passando a vela por baixo, observando e dirigindo os efeitos das manchas.
3. Depois de cobrir ao máximo os espaços em branco do papel, solicita-se que o paciente observe com atenção e procure formas e imagens que ele possa perceber.
4. Por último o paciente cobre com as tintas as figuras que ele percebeu nas manchas do papel, fazendo-as surgirem, tornando-as visíveis a todos.
5. Refletir sobre a atividade perguntando como foi para ele realizá-la, como se sentiu fazendo, em que situações da vida se pode vivenciar situações semelhantes a da atividade.

Através desta técnica podem-se trabalhar questões ligadas à frustração, perseverança, controle da força, da ansiedade, do medo, a percepção de que no meio de tantas situações negativas podem-se encontrar possibilidades, portas e saídas que promovam bem-estar.
No ato de encostar a vela no papel, para se obter o efeito das manchas, se faz necessário um controle da mão ao manusear o papel ou a vela. Se aproximar muito o papel da vela ela pode apagar e se não aproximar o suficiente pode não ficar manchado ou as manchas ficarem muito suaves. Este controle deve ser da força e tensão da mão e da velocidade dos movimentos.
A sensibilização que antecede a aplicação da técnica pode ser também a exploração das qualidades do papel. Depois que o papel recebe o calor do fogo fica mais seco, se transforma.

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Estamos procurando formar uma coletânea de dicas, sugestões, técnicas e tudo que possa enriquecer as intervenções da Arteterapia e da Psicopedagogia. Atividades que integram as duas áreas de conhecimento numa proposta que beneficie o paciente ou aluno que está em processo terapêutico. 




Tinta Caseira

Bata no liquidificador, com água, folhas ou legumes como beterraba e a cenoura. Coe e esprema o líquido de cada um num pano. Guarde as tintas em vidros e tampe bem.
Esta tinta deve ser usada sobre papéis grossos, utilizando-se de vários tipos de pincéis, esponjas, chumaço de algodão preso num palito ou num lápis,frascos de desodorante vazios (tipo spray) que cheios de tinta servirão para espirrar no papel preso numa parede ou num cavalete.

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Refazendo o giz de cera

Junte pedacinho de giz que não se quer aproveitar, coloque os giz de cera numa assadeira e leve ao forno brando até derreter. Quando estiver todo derretido espere esfriar e desenforme.
Corte e recorte da forma que preferir, podendo utilizar forminhas de fazer biscoitos ou silicone.



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