É UM IMENSO PRAZER COMPARTILHAR IDEIAS, PENSAMENTOS E CONHECIMENTO COM VOCÊ.

Tradutor

Translate

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Inteligência

Enquanto estudo um pouco mais sobre o desenvolvimento da inteligência segundo Piaget e as dificuldades de aprendizagem, encontrei um texto de Alícia Fernandes no livro "A Inteligência Aprisionada" que desejo compartilhar.

"O conteúdo de um conhecimento provem de um ensino (sistemático ou assistemático), mas a possibilidade de processar este conteúdo depende da presença no sujeito, de uma estrutura cognitiva, adequada ao nível de compreensão requerido e de um vínculo que possibilite representar esse conhecimento.
O progresso da estruturação da inteligência, embora não possa ser alcançado através de um ensino organizado, tem a ver diretamente com a experiência. Se a criança não realiza ações com os objetos, se não tem possibilidade de ver, tocar, mover-se, provar seu domínio sobre as coisas, vai encontrar sérias dificuldades no processo de organização de sua inteligência."

Sendo assim, aquelas aulas nas quais o professor apenas "passa" o conteúdo, não estimulam o desenvolvimento e estruturação da inteligência. 
Muitas crianças passam a apresentar dificuldades de aprendizagem pelo fato de não poderem, no momento certo, interagir com o objeto do conhecimento promovendo assim um desequilíbrio nas estruturas mentais já existentes alcançando uma etapa superior na organização da inteligência.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós...

Nos encontre em

Diretório de Blogs 0859442f-81ec-4876-b2eb-427bd1bcdfe8


Tecnologia do Blogger.
 
CANTINHO DO BLOG © Copyright 2012.LAYOUTS E TEMPLATES GRÁTIS PARA BLOGS CLIQUE AQUI