Para Piaget conhecer significa organizar, estruturar e explicar sempre a partir da vivência, do que foi experienciado. Assim, pela vivência o objeto passa a imergir em um sistema de relações.
O conhecimento implica em sistema de significação, coisas e fatos adquirem significação quando são inseridos numa estrutura e a significação é o resultado da possibilidade de assimilação por uma estrutura.
O sujeito do conhecimento corresponde a um sujeito ideal, que sintetize as possibilidades de cada uma das pessoas e de todas as pessoas ao mesmo tempo. A capacidade de conhecer pe fruto de trocas entre o organismo e o meio, sem elas essa capacidade não se constroi. Qualquer criança cujas trocas com o meio tenham sido prejudicadas, não importa por que fator, pode apresentar "déficit". Uma criança sem lesão orgânica nunca é inferior à outra mas, sim, está inferior, pois pode aprender tudo o que a outra já aprendeu, se for solicitada pelo meio.
Segundo Piaget, existem três tipos de estrutura no organismo humano:
- Estruturas totalmente programadas - são aquelas que nos capacitam a prever determinados comportamentos, tornados manifestos em determinadas épocas.
- Estruturas parcialmente programadas - são aquelas cujo desenvolvimento e construção dependem já em grande parte do meio.
- Estruturas nada programadas - são as estruturas mentais específicas para o ato de conhecer, sua construção depende das solicitações do meio.
A adaptação do ser humano ao meio se realiza por meio da ação, a ação só é possível por causa da construção de esquemas motores pela criança. É graças a eles que elas organizam suas experiências, atribuindo-lhe significado.
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